sexta-feira, 16 de março de 2012

"Comunismo, Ditadura, Anistia, um passado. Muitas versões no presente". Texto de Luciano Oliveira de Almeida..

A internet é um mundo maravilhoso, porém nem mesmo no paraíso estamos livres de desilusões acarretadas pelas mentiras que nos trazem grandes decepções. Para muitos a verdade é uma só, não pode ser mudada ou modificada. Para outros a verdade é relativa, depende de quem, como, momento...
"Cada pessoa e cultura desenvolveu a sua própria definição do que é certo ou errado". Essa teoria é moralmente inaceitável porque implica que um ato pode ser certo para alguém até mesmo se for cruel, odioso ou prejudicial. Cultura ou uma preferência pessoal não dita o que é certo ou errado.
Qual é a sua definição de verdade?

Em nosso país, verdade e poder andam juntos! Se você tem poder é o dono da verdade, por mais suja que seja sua mentira!
Estou há meses, acompanhando amigos e blogueiros comentarem sobre a 'comissão da verdade' e a possibilidade do fim da anistia proporcionada por força de lei.

LEI No 6.683, DE 28 DE AGOSTO DE 1979.
Concede anistia e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares (vetado).

§ 1º - Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política.

§ 2º - Excetuam-se dos benefícios da anistia os que foram condenados pela prática de crimes de terrorismo, assalto, seqüestro e atentado pessoal.

§ 3º - Terá direito à reversão ao Serviço Público a esposa do militar demitido por Ato Institucional, que foi obrigada a pedir exoneração do respectivo cargo, para poder habilitar-se ao montepio militar, obedecidas as exigências do art. 3º

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_anistia_(Brasil)

No período chamado de 'anos de chumbo', houve uma intensa guerra por poder, militares financiados por grupos nacionais e estrangeiros de um lado, jovens idealistas seduzidos pelo comunismo de outro.
Os militares torturaram, mataram e subtraíram direitos básicos. Direito a informação, ou voto direto, as greves ou manifestações populares do povo brasileiro. Os jovens, com ideais comunistas mataram, assaltaram, sequestraram e impuseram aqueles que não queriam se envolver, a mesma violência aplicada pelos militares.

Nos 'tempos de chumbo', o mundo era dividido entre o capitalismo Americano e o comunismo Soviético. Guerra fria, corrida armamentista, embargos, espionagem, assassinatos, manipulação de informações. O mundo inteiro vivia em constante ameaça.

No Brasil, com a anistia, artistas e intelectuais movidos por um forte ideal de liberdade, cansados de serem oprimidos através do cerceamento de sua livre expressão, traduzida por sua arte. Uniram-se aos anistiados e através dos movimentos sociais, a democracia brasileira foi conquistada.
Apesar da vitória, muitos episódios ficaram sem esclarecimentos, por isso a sociedade, quer saber a verdade.
Quanto melhor um país conhecer o seu passado, maiores serão as chances de não repetir os seus erros.
A 'comissão da verdade', só trará benefícios ao povo brasileiro se for conduzida sem revanchismo e de forma clara, com os dois lados trazendo a público os crimes cometidos.

"A verdade não está com os homens, mas entre os homens". Sócrates

Essa é minha verdade, e dependendo de seu ponto de vista, pode ser relativa ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário